Tempos Radiante

HÁ TEMPOS QUE NÃO MORREM..E SE FOREM TEMPOS RADIANTE , ELES TORNAM ETERNAS AS PESSOAS QUE NELE SE ENVOLVEM.... ( a de Antônio )

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Eleitos os novos membros do Conselho Tutelar do município de Recreio,MG

No domingo passado, 1º de outubro, 984 recreienses foram às urnas para escolher os cinco integrantes do Conselho Tutelar do Município, para os próximos quatro anos, 2.024 a 2.027. As eleições foram realizadas, no Centro Cultural Aristides Dorigo pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ( CMDCA ), e apresentaram o seguinte resultado :

Adelina Carpinetti Ferreira : 135 votos;

Cíntia Portela da Silva : 173 votos;

Malcon Gomes Peres : 139 votos;

Maria Cristina Magalhães Muniz : 22 votos;

Natiele Rodrigues Viana Machado 85 votos;

Patrícia Muniz Amorim Pimenta : 184 votos;

Ronei de Lucas Costa : 125 votos;

Wilson José da Mota Paes : 98 votos .

Sendo assim os novos membros do Conselho Tutelar de Recreio, são : Adelina Carpinetti Ferreira; Cíntia Portela da Silva; Malcon Gomes Peres; Patrícia Muniz Amorim Pimenta e Ronei de Lucas Costa.. 

Ficaram suplentes : Wilson José da Mota Paes, Natiele Rodrigues Viana Machado e Maria Cristina Magalhães Muniz.

As eleições contaram com a participação de 984 eleitores, sendo 961 votos válidos e 23 votos brancos. Não teve voto nulo.

Os conselheiros tutelares agem com autonomia assegurada pela legislação para garantir os direitos de crianças e adolescentes, Entre suas funções está o atendimento a crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados, o recebimento de denúncias dessas situações, além da fiscalização.

Em recente entrevista coletiva , o presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal, Cleidison Figueredo, reforçou o papel dos que desempenham essa função.  “Esses conselheiros são figuras importantíssimas para a sociedade. Nós temos ali no conselheiro uma figura que é o guardião do direito das crianças e dos adolescentes. Ele é o acionador de toda a rede de proteção dessas crianças e adolescentes. Então, se estão acontecendo um abuso ou uma violação de direito, essa violação de direito vai ser ali identificada por esse conselheiro tutelar. Ele vai acionar toda essa rede de proteção —  e nós vamos sim garantir e salvar essa  criança e adolescente em última análise”, ressaltou.

Em Recreio, quatorze pessoas se inscreveram para concorrer aos cinco cargos, e depois da análise da documentação dos interessados pela Comissão Especial, o CMDCA deferiu nove dos pedidos, indeferindo cinco dos inscritos. Uma prova foi aplicada para os participantes, no dia 19 de agosto, p.p., na Escola Municipal Professora Nice Damasceno Muniz.

Segundo levantamento da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Brasil conta com aproximadamente 6.100 conselhos tutelares instalados em 5.570 municípios. Cada Conselho Tutelar é formado por 5 membros escolhidos pela população local, que atuam de forma colegiada, de acordo com as atribuições estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário