Tempos Radiante

HÁ TEMPOS QUE NÃO MORREM..E SE FOREM TEMPOS RADIANTE , ELES TORNAM ETERNAS AS PESSOAS QUE NELE SE ENVOLVEM.... ( a de Antônio )

segunda-feira, 14 de maio de 2012

para não repetir a calamidade das inundações

Ildeano, cadastrado em ANO RADIANTE 2012 divulga artigo de sua autoria falando sobre OLIVEIRA e MORRO DO FERRO e mostra também seu trabalho em benefício da natureza e alerta sobre os cuidados que todos devemos ter para , pelo menos diminuir as causas que contribuem para que milhares de cidades no Brasil não fiquem sob as águas em épocas das chuvas.
 
 
 
 
 
 
 
 
Conheça o distrito de Morro do Ferro por um ângulo que alguns omitem ou desconhecem. Sei que todas mudanças são difíceis, mas empurrar os problemas "com a barriga" é no mínimo falta de cidadania e coragem. Veja os projetos (Aquecedor Solar Reciclado, Erosões, Guarda Ambiental, Fogueira Ecológica, Abrigo ou Rodoviária, Serra da Capelinha, Vídeos, Fotos e muitos mais) acessando o blog que ultrapassa 4500 visitas, (não digite "www"), apenas: ildeano.blogspot.com
"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro."
Provérbio Indígena


Cidade das águas


Certamente você, amigo leitor, está imaginando que estou me referindo à cidade italiana, Veneza, que tem as águas como parte marcante do seu cenário, ou talvez, o arrojado projeto de Frutal/MG. Não! Estou abordando as cidades, cujas partes de suas ruas e edificações permanecem submersas por algumas horas ou dias, no período das chuvas, aí incluo nossa querida Oliveira, que viveu essa trágica experiência.
O código florestal nos diz que as margens dos cursos d’água devem ser respeitadas, protegidas pelas florestas, mas o que vejo nos aglomerados urbanos, é que as edificações fazem o papel das extintas matas ciliares e nas áreas rurais predominam lavouras ou pastagens. Na maioria, inadequado, fora das técnicas essenciais para a preservação do eco-sistema, da natureza, dos imóveis e dos empreendimentos em geral.
Enquanto os técnicos tiverem que obedecer aos políticos, a situação se repetirá. Todos sabem as causas, mas ninguém está disposto a dar o primeiro passo e ainda conseguem aproveitar para arrancar votos oriundos desses fenômenos climáticos. E assim, a humanidade paga caro pela omissão de seus governantes. Os transtornos são gigantescos: vidas que se vão, abalos psicológicos e a necessária reposição de bens materiais.
Caros senhores oliveirenses, é lamentável o que vocês passaram no início deste ano (2012). Essas enchentes são reflexos do descaso do poder público que evita tratar o assunto ambiental e faz como Pôncio Pilatos “lava as mãos”. Aqui, em Morro do Ferro, não é diferente. O relógio é a fita métrica que encolhe com a proximidade dos abismos e fingimos não ver. Não aprendemos com os erros e deixamos que eles voltem à tona no próximo episódio. E assim, deletamos facilmente de nossa memória, os transtornos vividos recentemente e esquecemos que os conhecimentos adquiridos são para serem colocados em prática, principalmente na própria comunidade.
Até então, infelizmente, faltam iniciativas preventivas que proteja nossa gente. E assim, mal comparando à Veneza, cujas nossas gôndolas são: sofás, geladeiras, armários que flutuam nos pequenos riachos, acompanhados por inúmeros rejeitos humanos. Observo os carros como barcos em naufrágio e olhares em lágrimas os vendo desaparecer nas barrentas águas da destruição.
Falar em meio ambiente significa dar destino correto ao lixo, impedir construções em áreas de risco, evitar incêndios; proteger as matas, cuidar das nascentes, propor calçamento, ao invés de asfalto, combater as voçorocas, etc. Essas devem ser uma das metas da Guarda Municipal Ambiental, uma equipe que estará presente durante o ano todo, trabalhando por um município sustentável.
As águas baixaram, mas os leitos dos rios são ainda menores, devido o assoreamento e acúmulo de lixo, as ruas continuam impermeáveis. Portanto, não espere as leis serem impostas, faça sua parte, não aceite sacolinhas ou então destine para os catadores de lixo reciclável, e daí por diante.
Temos que mudar, não podemos pagar com vidas, pois os patrimônios adquiridos com suor estão sendo saqueados pelas águas: “do descaso, da omissão, da falta de educação", pois há conhecimento de sobra.
Acessem meu blog: ildeano.blogspot.com e vejam minhas matérias e façamos agora uma corrente, onde só votemos em candidatos que forem trabalhar o Meio Ambiente, aqueles que levantem a bandeira da sustentabilidade, que tem visão do amanhã, que estão sempre atentos às causas humanitárias, ou seja: que prefiram antecipar a execução de projetos, sem a necessidade futura de remediar. Que a Secretaria do Meio Ambiente não seja uma mera repartição esquecida nos labirintos e sim, uma das principais instituições públicas e que seus secretários sejam pessoas qualificadas para tal pasta.
Desculpe pelo desabafo, mas não dá mais pra esperar o filme repetir outra vez... É preciso agir! Aprendi na escola que “o homem é o único animal racional”, pena que muitas vezes ele não canalize sua capacidade de raciocínio para preservar sua própria vida e, consequentemente, a vida do planeta.

Ildeano Sebastião Silva.
Maio de 2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário