Tempos Radiante

HÁ TEMPOS QUE NÃO MORREM..E SE FOREM TEMPOS RADIANTE , ELES TORNAM ETERNAS AS PESSOAS QUE NELE SE ENVOLVEM.... ( a de Antônio )

sábado, 1 de novembro de 2014

Nove dígitos a partir de Amanhã ( 2.NOV.2014)

Celulares de cinco Estados terão nove dígitos a partir de domingo

Medida definida pela Anatel deverá atender à crescente demanda
por novos celulares e será aplicada nas áreas de DDDs 91 a 99

Brasília, 31/10 – A partir do próximo domingo (2) os telefones celulares dos Estados do Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima, atendidas pelos DDDs 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98 e 99 passarão a ter um número a mais, o chamado nono dígito. Com isso, para ligar para um telefone móvel dessa área, será necessário digitar a tecla 9 antes do número de celular. O mesmo procedimento valerá também para as mensagens de texto (SMS).
A medida foi adotada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ampliar o número de combinações existentes, permitindo assim o atendimento da crescente demanda de novos usuários. Os cinco Estados juntos têm 21,4 milhões de celulares.
O acréscimo do número 9 nos celulares será necessário em todas as ligações, independente se a chamada for originada de um telefone fixo ou celular. Também será exigido o nono dígito em todas as ligações interurbanas feitas para um celular dessa região. Nessas chamadas, o usuário continuará discando o 0 + código da operadora + DDD + 9 e o número do celular ao qual a ligação se destina.
Transição - Para permitir uma adaptação dos usuários ao novo formato, haverá um período de transição. Primeiramente, as ligações em que forem discados apenas oito dígitos serão automaticamente completadas. Numa segunda fase, a chamada será interceptada e o usuário ouvirá uma mensagem informando da necessidade de se discar o nono dígito. Depois um certo período a chamada feita com oito dígitos não mais se completará.
Os novos números habilitados nessa região a partir de domingo já virão com o nono dígito e os pedidos de portabilidade também seguirão a mesma regra. O saldo dos assinantes, em créditos no telefone pré-pago, permanecerá disponível para o cliente. A agenda com os contatos terá que ser alterada pelos próprios usuários. Alguns smartphones, porém, dispõem de aplicativos que facilitam essa tarefa.
A inclusão do nono dígito começou em julho de 2012 no DDD 11, na região metropolitana de São Paulo e, em agosto de 2013 foi estendida a todos os municípios paulistas. Em outubro de 2013 passou a valer para os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Até dezembro de 2015 se estenderá ao Nordeste e Minas Gerais e até dezembro de 2016 às regiões Sul e Centro-Oeste e nos Estados de Tocantins, Rondônia e Acre.

Assessoria de Imprensa SindiTelebrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário