Tempos Radiante

HÁ TEMPOS QUE NÃO MORREM..E SE FOREM TEMPOS RADIANTE , ELES TORNAM ETERNAS AS PESSOAS QUE NELE SE ENVOLVEM.... ( a de Antônio )

domingo, 21 de setembro de 2014

Zé do Pedal é homenageado em Aracaju




Ativista começou a caminhada do Caburaí ao Chuí às margens do Rio Uailã, primeiro rio brasileiro no extremo norte.
Contatos Zé do Pedal: (031) 86003001
ativista mineiro o ativista mineiro, José Geraldo de Souza Castro, Zé do Pedal, 57, membro do Lions Clube de Viçosa, que está percorrendo o Brasil em seu projeto: “Extremas Fronteiras – Barreiras Extremas” (Cruzada pela Acessibilidade). Uma caminhada, de 10.700km, empurrando uma cadeira de rodas, saindo de Uiramutã, Fronteira norte com a Venezuela passando por 20 estados brasileiros: Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, visando chamar a atenção sobre um dos principais problemas que afetam à pessoa com deficiência, as barreiras arquitetônicas, recebeu hoje, 19 de setembro, em Aracaju, o Prêmio Pipiri 2014.
A solenidade de entrega do Prêmio Pipiri, que marcou o encerramento da Semana da Acessibilidade, promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), com o apoio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), Ministério  Público Federal do Trabalho e Ministério  Público Estadual /SE e Superintendência  Regional do Trabalho/SE, foi no auditório da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, no bairro Siqueira Campos, na capital sergipana.
Em sua 6ª. Edição, O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência homenageou 21 pessoa. Os agraciados pela premiação foram escolhidos por sua atuação e competência na sociedade, seja enfrentando uma deficiência  ou não, mas que lutam pela defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Também foram contempladas empresas que incentivam de forma eficaz o trabalho das PcD.

"É uma alegria imensa estar em Aracaju participando da 8ª. Semana da Acessibilidade e uma grande felicidade receber um prêmio tão importante como o é o Pipiri” agradeceu Zé, que, após a solenidade embarcou para o Rio de Janeiro onde participará, com o filme Zé do Pedal: As Fronteiras do Mundo, no Rocky Spirit Film Festival, na praia de Ipanema.
Na parte da manhã Zé do Pedal participou da Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Aracaju, em comemoração ao Dia Nacional e Municipal da Pessoa com Deficiência, dirigida pelo Vereador Lucas Aribé, deficiente visual.

Quem foi Pipiri
Sergipano, nascido na década de 30, filho de Uberlina Santos, Pipiri se chamava Humberto Santos. Foi artista popular e possuía uma deficiência intelectual, por isso foi aposentado na época como débil mental. Essa discriminação acabou levando-o ao  alcoolismo.
Pipiri dedicou-se à poesia, sobretudo à sátira. Por conta da sua irreverência, ficou conhecido como o ‘Boca do Inferno Sergipano', numa alusão ao também poeta Gregório de Matos, pois tanto um como o outro usava a sátira pra criticar os costumes da sociedade e política.
Dedicou-se também à realização de shows em praças públicas, teatros e educandários, com apresentações de imitações e anedotas que rendiam a ele algum dinheiro extra do cachê. Era considerado o ‘Maluco de Deus' pelas crianças e adolescentes.
Nos últimos anos de sua vida, Pipiri foi proibido de exercer sua profissão artística nos locais de costume por causa da ‘sujeira' que fazia quando estava bêbado. Ele sabia que estava decaindo profissionalmente por sua própria culpa, mas tudo isso, segundo ele, foi
culpa da sociedade que o discriminou. Devido à sua embriaguez, Pipiri morreu atropelado, na cidade de Aracaju, por um carro na esquina da avenida Barão
de Maruim com rua Santa Luzia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário